sábado, 6 de agosto de 2011

CRIA EM MIM, Ó DEUS, UM CORAÇÃO PURO!



1 – Senhor, compadece-te de mim, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; Purifica-me com hissope, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor. Então, eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração e contarei todas as tuas maravilhas

Todos: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.

2 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Ao dizer isso, Salomão estava certo de que do nosso coração só deve sair o que é bom. E a perguntada é lançada para nós nesta noite: Como está o nosso coração? Jesus disse que o homem bom tira do bom tesouro do seu coração coisas boas. Para que o nosso louvor seja aceito diante de Deus, é necessário que o nosso coração esteja cheio de coisas boas: amor a Deus, reverencia à sua presença, obediência à sua palavra! Pois Deus não se compraz em holocaustos e sacrifícios, mas o verdadeiro sacrifício para Deus, é um coração contrito e um espírito quebrantado, o nosso coração deve realmente ser um coração adorador!

3 – Porém, muitas vezes os nossos corações encontram-se angustiados pelos problemas da vida e nos sentimos como Ana: quantas vezes ela foi oprimida por Penina, sua rival! Esta zombava e irritava a Ana por ela ser estéril e sua angústia era tanta que ela muitas vezes nem queria alimentar-se. Até mesmo quando iam à adoração, Penina a angustiava. Mas um dia, Ana entrou no tabernáculo e o seu coração estava tão triste que ela sequer podia falar, mas ela derramou a sua queixa perante o Senhor e Deus concedeu-lhe não apenas um filho, mas seis! E enfim, Ana também pode cantar dizendo: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no Senhor! O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para fazê-lo assentar entre os príncipes, para fazê-lo herdar o trono de glória.

4 – Já algumas vezes, os nossos corações infelizmente estão cheios de inveja e ficamos como Asafe, que, mesmo sendo um levita, chamado para adorar a Deus, deixou de olhar para o Senhor e passou a olhar para os ímpios deste mundo. Ele sentia inveja da prosperidade deles! O seu coração ficou tão inchado que seu espírito se amargurava, e sentia picadas no coração, estava embrutecido, e nada sabia; Até que entrou na Casa de Deus e compreendeu o seu fim! Assim mesmo acontece na vida de muitos adolescentes. Olham para os ímpios e sentem-se ressentidos e com isso ficam tristes, abatidos e amargurados e às vezes nem podem louvar a Deus! Mas nesta noite, olha para Jesus, pois ele quer purificar o teu coração e então poderás dizer: Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.

5 – Muitas vezes na vida do adolescente, a dúvida nos assalta e pensamos: será que este é o caminho certo? O que estou fazendo na igreja? Será que vai dar certo? Será que Deus tem planos pra mim? São muitas dúvidas e às vezes não vemos resposta e o nosso coração fica como Zacarias: mudo! Não pode falar, nem cantar! Mas Jesus nos diz nesta noite: Crede em Deus, crede também em mim! As minhas promessas são fieis e eu não falho! Tenho planos para a tua vida. Por mais difícil que seja o caminho, não desistas, mas abre a tua boca em louvor a Deus, com um coração alegre e regozijado e canta: “Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e para nós fez surgir uma poderosa salvação!”

6 – E nesta noite, o Senhor quer renovar os nossos corações, assim como fez ao povo de Israel: “E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne!” Deus tem coração novo para te dar nesta noite! Quer renovar em nós a alegria da salvação! Quer nos fazer novos vasos para honra e glória do seu nome. Tão somente, coloca esse teu coração não mãos de Deus. Esse coração cheio de sonhos e esperanças. Deus quer e pode realizá-las, mas depende de ti! Não sejas desobediente à voz do Espírito Santo, mas clama hoje ao Senhor:

Todos: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
7 – Nesta noite, Deus também quer tomar os corações para purificar e santificar! Quer retirar aquilo que não lhe agrada, quer fazer nos fazer santos, como ele é santo! Devemos permanecer separados, assim como Daniel, Ananias, Misael e Azarias que não se contaminaram com os manjares do rei. E o mundo tem lançado muitos e muitos pratos para nos fazer cair e sair da presença de Deus! Mas nós já fomos lavados, purificados e separados por Deus,. Não podemos nos misturar com as coisas deste mundo! Devemos fazer a diferença, assim como Ester fez no meio de todas as moças que se apresentaram diante do rei! Deus quer te usar na tua simplicidade, não deves te misturar com o mundo!

8 – E por fim, Deus quer também guardar os nossos corações e mentes irrepreensíveis até á Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Ele quer fazer morada em nosso coração. Eis que esta à porta e bate: abrirás hoje a Jesus? Ele está esperando! Que nesta noite, cada adolescente saia daqui com a certeza de que Cristo está presente em seu coração e nada, nada pode te separar do amor de Deus: nem a angústia, nem a tribulação, nem as portas do inferno, nem o ódio dos inimigos, pois o Deus que está morando em teu coração é maior do que todas as coisas! Abre tua boca em louvor nesta noite, com um coração e agradecido e pede conosco ao Senhor:

Toda União: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.

Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.
Sua dedicação – a garantia de sua participação. Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário