sábado, 6 de agosto de 2011

FIEL É DEUS, PELO QUAL FOSTES CHAMADOS!



Voz Oculta: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão do seu Filho Jesus Cristo!” Esta expressão do apóstolo Paulo, nos revela 02 grandes mistérios da nossa vida cristã: Deus é Fiel! A sua misericórdia está nos céus, e a sua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens! E esse Deus fiel nos tem chamado para uma vida de comunhão com Cristo. Somente através de uma vida de comunhão é que poderemos desfrutar da fidelidade de Deus em cumprir a suas promessas. Ao folhearmos as páginas da Bíblia, encontraremos inúmeros exemplos de pessoas que viveram em comunhão com Deus e viram cumpridas as determinações de Deus em sua vida! Jovens como Davi e José, homens e mulheres como Ana, Noé, Abraão e tantos outros! E os tempos se passaram, mas ainda hoje o nosso Deus permanece fiel! É por isso que estamos de pé, pois Ele tem sido fiel em cumprir todas as suas promessas para conosco! Ele tem sido fiel ao cuidar de nós, nos sustentar e nos dar a vida! Por isso o exaltamos e falamos de sua fidelidade através dos tempos!

1 – Sim, Deus foi fiel a Noé! Naquela época toda a humanidade estava perdida e a sua malícia tinha em muito aumentado, mesmo assim, Noé temia ao Senhor e andava nos seus caminhos. E Deus lhe disse: “O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; Faze para ti uma arca, porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo”. E Noé obedeceu a palavra do Senhor e construiu aquela arca. E no dia determinado todos entraram e quando Noé fechou a porta por dentro, Deus a fechou por fora. Será que a dúvida passou pela mente de Noé? A chuva não começou imediatamente, passaram-se 7 dias até que começou a chover. Mas o Deus que fez a promessa é fiel e o dilúvio durou 40 dias e 40 noites, mas Noé e sua família foram salvos, porque guardaram palavra do Senhor! Cumpre a ordem do Senhor, Igreja, mesmo que não pareça ter sentido ou que não vejas nenhum efeito imediato, porque o Senhor estará trabalhando! Não verás vento nem chuva, mas o vale se encherá de muita água e a benção de Deus transbordará na tua vida!

2 – Deus também foi fiel a Abraão! Sendo ele da idade de 75 anos e a sua esposa estéril, o Senhor lhe prometeu um filho e ainda mais que a sua descendência seria tão numerosa quanto às estrelas do céu! Como poderia isso acontecer? Mas Abraão creu e não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já envelhecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para a esterilidade do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando muito certo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para fazê-lo. E no perfeito tempo de Deus, Abraão e Sara puderam abraçar seu filho Isaque. E mesmo tendo Abraão se apressado, Deus permaneceu fiel à sua promessa, fazendo com que Ismael também se tornasse uma grande nação. Pois Deus é fiel à sua promessa e tem compromisso com aquele que é chamado por ele! Portanto, espera no Senhor, anima-te e ele fortalecerá o teu coração! E, ainda que demore muitos anos, continua esperando, pois o teu Redentor vive e ele se levantará sobre a terra para te dar vitória!

3 – José, também pode comprovar a fidelidade de Deus na sua vida! Sendo ele ainda adolescente, Deus lhe mostrou em sonhos que ele obteria uma posição de honra! Porém, seus irmãos o odiavam e ele foi vendido como escravo para o Egito! Mas mesmo no Egito, a mão do Senhor, que é fiel, estava sobre José, pois tudo quanto ele colocava a sua mão, Deus fazia prosperar! E o inimigo ainda se levantou contra o servo de Deus, mas ele permaneceu fiel ao Senhor e por isso, foi lançado na prisão! Mas no tempo, o nosso Deus, o Senhor fiel que fez a promessa, o exaltou e ele foi nomeado governador do Egito! E todos aqueles que se levantaram contra ele: seus próprios irmãos, Potifar e a sua mulher, tiveram que se inclinar diante dele! Espera no tempo de Deus, igreja, pois ele cumprirá as suas promessas na tua vida e te fará um vencedor! Humilha-te, pois, debaixo da potente mão de Deus, e a seu tempo ele te exaltará!

4 – A fidelidade de Deus também pode ser vista na vida de Ana.  Ela era uma mulher casada e amada pelo seu marido, porém, era estéril e não tinha filhos, enquanto Penina, a outra mulher de Elcana os tinha. E o opróbrio e as afrontas enchiam de angústia o coração de Ana.  Mas um dia, ela entrou na casa do Senhor e derramou perante ele toda a sua súplica e a sua angústia era tanta, que nenhum som saía da sua boca e o próprio sacerdote chegou a pensar que ela estava embriagada.  Mas Deus, que é o juiz de toda a terra, que abate, mas também exalta, foi fiel à sua serva e concedeu-lhe não apenas um, mas seis filhos! O inimigo tem te afrontado? Ele diz que você não vai ter vitória? Não te desesperes, pois maior é o que está contigo! Ele quebra o arco dos fortes e se tu estás fraco ele te cinge de força! Ele te erguerá do monturo e te fará sentar em cadeiras de príncipes porque Ele é Fiel!
5 – Podemos ver a fidelidade de Deus também na vida de Davi.  Ainda adolescente, foi escolhido e ungido por Deus para ser Rei em Israel.  Porém, entre a unção e a coroação, quantos caminhos Deus traçou para prepará-lo a assumir o reino!  Davi foi quase morto pelo seu próprio sogro por várias vezes; passou fome, humilhações, chegou até mesmo a passar-se por louco para salvar a sua vida!  Mas ele sempre guardou consigo a unção de Deus e foi vitorioso porque esperou no Senhor! Mesmo em todas as suas angústias, Davi sabia que o Senhor era o seu Fiel Pastor e nada lhe faltaria!  Ele tinha consciência da sua chamada e mesmo tendo oportunidade de tirar a vida de seu opressor, exclamou: “Guarde-me Deus de tocar no ungido do Senhor!” Se Deus tem te mostrado uma chamada, espera no tempo de Deus!  Não te apresses como Abraão, mas permanece no lugar como Davi, pois aquele que fez a promessa é fiel! Ele te levará por caminhos que não conheces e até mesmo não queres passar, mas ele estará contigo! Ele não dorme nem descansa, humilha-te debaixo da potente mão de Deus que ele te exaltará!

6 – Deus é fiel, Igreja, e ele é varão de guerra! Pois, quando Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra Jerusalém, enviou mensageiros para que atemorizassem o rei Ezequias e os filhos de Israel dizendo: “Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e escaparias tu? Porventura as livraram os deuses das nações que meus pais destruíram?” E quantas vezes o inimigo vem nos afrontar, mas nós fazemos o mesmo que Ezequias fez: subiu à casa do Senhor; e orou dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel. Verdade é, Senhor, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras. E lançaram no fogo os seus deuses; porque deuses não eram. Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra, que só tu és o Senhor”. Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. E nós não tememos as afrontas do adversário. Uns encurvaram-se e caíram, mas nós nos levantamos e estamos de pé, porque cremos que o nosso Deus é fiel!

7 – E o Deus que chamou nos chamou para a comunhão do seu filho Jesus Cristo tem sido fiel! Se os nossos sonhos se desfazem e transformam-se em desilusões. Deus é fiel e não falha! Se nos momentos difíceis os amigos nos desprezam e viram as costas... Deus é fiel e não nos desampara! Se tudo desmorona ao nosso redor, nossas esperanças se acabam e pensamos não haver solução... Deus é fiel e não muda! Se em nossas fraquezas, somos infiéis e até mesmo pecamos... Ainda assim Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça! Não te desesperes, querido irmão, pois ainda que uma mãe se esqueça do filho que cria, o Senhor não se esquecerá de ti! Espera confiante na promessa, pois fiel é o que prometeu! Ele é um Deus zeloso, o Deus fiel que guarda a aliança e a misericórdia! E ainda que os inimigos se levantem contra ti, eles diante de ti se inclinarão, por amor do SENHOR, que é fiel, o Santo de Israel, que te escolheu!

8 – Sim, somos verdadeiramente Mais que Vencedores, porque fomos chamados por Deus! Não fomos nós que o escolhemos, mas ele nos escolheu! Ele nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz! Se com ele morrermos, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo! Ele é fiel ao seu povo, fiel à sua palavra, fiel ao seu concerto! Ele é fiel às suas promessas e nunca se esquece, mesmo que o tempo passe e as circunstâncias nos impeçam de ver a luz da vitória como José, ainda assim, as promessas do Senhor permanecem e pé! João o viu no Apocalipse, assentado sobre um cavalo branco, chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.

9 – E ele tem pelejado por nós. Em todas as dificuldades, ele tem sido o nosso refúgio! Nas tristezas, ele tem sido a nossa alegria! Nas fraquezas, ele é a nossa força! Ele nos sustenta com a sua forte mão e nos diz: “Não temas que eu te ajudo!” Por isso o louvamos e engrandecemos, pois fomos chamados para vivermos em comunhão com o seu filho Jesus Cristo, até aquele dia em que o céu se abrirá e nós seremos transformados e seremos semelhantes a ele, pois assim como é o veremos. E nós cremos, pois aquele que fez a promessa é fiel!

Todos: Sim, Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário